Reinauguração do Casarão abre oficialmente 112 anos de Divinópolis

Terça, 28/05/2024
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), abriu, oficialmente as festividades de aniversário de 112 anos, com a reinauguração do histórico Casarão da Praça da Catedral. A população compareceu e lotou a praça, no sábado (25/5), para conferir a cerimônia com uma série de atrações musicais, que marcou o cronograma de aniversário da cidade.

Foi realizada a restauração completa do imóvel, com a instalação de peças de madeira e as instalações hidráulicas substituídas. O Casarão, de quase dois séculos, também ganhou um anexo com acessibilidade. Um elevador foi construído e quatro banheiros acessíveis. Os recursos para restauração são provenientes de financiamentos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

O gerente de Memória e Patrimônio, Faber Clayton, ressaltou a importância do espaço para história da cidade. “Casarão recuperado demostra que a história é preservada em Divinópolis! A edificação testemunhou a história da cidade e momentos únicos. Essa é única edificação que traz traços da mão de obra escrava na sua construção. A edificação foi residência, escola, cinema e Legislativo volta ao cenário restaurada e com acessibilidade”, afirmou.

O secretário de Cultura, Diniz Borges, destacou o empenho do município para concluir a restauração. “Toda nossa secretaria se empenhou para entregar a população de Divinópolis, o Casarão da Praça da Catedral. Era muito triste passar aqui e ver o prédio destruído. Hoje temos o prazer de entregar esse prédio restaurado!”, destacou Diniz.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, destacou a entrega feita pelo governo municipal. “Fizemos tudo o que precisava para entregar essa restauração. Agora, a comemoração dos 112 anos de Divinópolis, entregamos a restauração desta edificação histórica, um patrimônio restaurado para a população. Foi um resgate cultura para podemos realizar exposições e eventos neste espaço”, ressaltou.
O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, acredita que a restauração do Casarão foi um passo importante para preservar a história do município. “É importante para valorizar nossa história, só quem é Divinópolis sabe da importância desse Casarão. Desde quando assumimos a prefeitura, fomos atrás de recursos para fazer a restauração. Agora, todos divinopolitanos pode visitar o espaço!”, afirmou.

O vereador Breno Júnior participou da solenidade e destacou que o edifício é um marco da história e da cultura de Divinópolis. “O Casarão acompanhou durante muito tempo a história de Divinópolis. Foram tantos eventos marcantes e históricos que esse Casarão acompanhou.  Com grande alegria entregamos esse bem cultural restaurado, que já mais deve ser esquecido e deixado acabar”, disse.

O presidente da Câmara, Israel da Farmácia, parabenizou o município pela restauração do edifício. “A Câmera é parceira do Executivo e ajuda na restauração, que é bom para nossa cidade. Parabéns administração municipal pela restauração, isso é memória. Só quem conhece o casarão, sabe da importância desse espaço para a população divinopolitana”, disse.

Na solenidade de inauguração, a música fez parte da programação. O Grupo Oficina da Música da Escola de Música Maestro Ivan Silva e o Coral Municipal de Divinópolis fizeram apresentação. Também foi apresenta uma Projeção Mapeada (3D) dos 112 anos de História do município. Fechando a programação, Maria Tereza Mimoso x Ronan Sanches fizeram uma apresentação de samba e chorinho.

Professores e alunos da antiga escola, que funcionou no Casarão, participaram do evento. Dentre eles, Afenor de Oliveira Damaceno, 99 anos, que foi aluno da escola em 1931. Marcos Faria, 67 anos, também estou no espaço, em 1968. Participaram do evento o vereador Anderson da Academia, o ex-prefeito Aristides Salgado e o gerente Regional de Desenvolvimento do Sicred, Felipe Guisso Paze.