Publicado o Plano Anual da Política Aldir Blanc de Fomento à Cultura

Quarta, 29/05/2024
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), publicou, nesta quarta-feira (29/5), no Diário Oficial dos Municípios, o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR) da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Para elaborar o plano, foram realizados dois encontros com agentes culturais do município. O valor estimado para a distribuição dos recursos para o setor é de aproximadamente R$ 1,9 milhão.

A primeira consulta com os agentes culturais foi realizada presencialmente na Biblioteca Pública Ataliba Lago, no dia 8 de maio, com a presença de 30 representantes de pontos e coletivos de cultura. Nessa primeira reunião, foram abordados os conceitos da legislação e o início do processo de discussão para construção da política.

Com a apuração da Consulta Pública, a Semc realizou uma live no Instagram oficial. Na transmissão, foram apresentados os pontos tratados na consulta realizada com os trabalhadores de cultura, com o objetivo de finalizar o processo para as discussões da distribuição do recurso e atendimento das metas para o Fórum Presencial.

No último sábado (25/5), foi realizado o Fórum Presencial, na Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, com a presença de 21 representantes de pontos de cultura do município.

Nos encontros, foram definidos a distribuição dos recursos para dança, música, literatura, artes cênicas, memória e patrimônio, premiação cultura popular e povos tradicionais, dentre outros.

O secretário de Cultura, Diniz Borges, pontuou que será iniciado o processo de contratação da operacionalização dos recursos, conforme os 5% previsto em lei e elabora os editais conforme o planejamento. “Tornamos público, e já está publicado no Diário Oficial, para conhecimento dos interessados, após as oitivas, consultas públicas e fórum realizado, o instrumento do Plano Anual de Aplicação dos Recursos, conforme a legislação”, destacou