Casarão da Catedral reabre as portas para o público

Sexta, 24/05/2024
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), reinaugura, neste sábado (25/5), o Casarão da Praça da Catedral. O evento abre as festividades de aniversário de 112 anos do município e conta com várias atrações na solenidade de entrega do espaço público.

O cronograma de reinauguração começa às 15h30 com atrações diversas. Na sequência, o Grupo Oficina da Música da Escola de Música Maestro Ivan Silva se apresenta com músicas da Jovem Guarda. Às 17h, tem a solenidade de inauguração com presença das autoridades. O Coral Municipal de Divinópolis fará uma apresentação às 18h, com 13 canções, entre músicas populares, clássicas e pop.

Ainda na programação, às 19h, uma Projeção Mapeada (3D) dos 112 anos de História do município será apresentada em 12 minutos. Em seguida, encerrando a programação de festividades do dia, às 19h30, os presentes contarão com a apresentação de Maria Tereza Mimoso e Ronan Sanches, tocando samba e chorinho.

“Elaboramos uma programação especial para marcar a entrega do Casarão da Praça da Catedral. É um evento para toda família prestigiar esse momento importante para cultura de nossa cidade. Todos estão convidados para participar”, convidou o secretário Municipal de Cultura, Diniz Borges.

Sobre a reforma

Após ser interditado, em 2017, por apresentar falhas na estrutura, o Casarão passou por uma completa restauração e ganhou anexo com acessibilidade para voltar a ser a sede do Museu Histórico do município. No final de 2023, o sobrado começou a receber reparos.

As peças de madeira foram restauradas e as instalações hidráulicas substituídas. Assim, foi finalizado o novo reboco e o telhado também foi restaurado. No fundo da edificação, foi construído um anexo e o Casarão ganhou acessibilidade, com a construção de um elevador e de quatro banheiros acessíveis.

O casarão é o edifício mais antigo da cidade e foi construído por Capitão Domingos em 1830. Antes de ser tombado em 1988 como patrimônio histórico pelo município, a construção serviu como sede para a primeira sala de cinema da cidade, foi escola, posto de saúde e ainda convento de frades franciscanos.

Os recursos para executar a restauração foram financiados através do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).