Missa Conga e Maurício Tizumba abrilhantam ações pelos 112 anos de Divinópolis

Terça, 28/05/2024
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), em conjunto com a Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (CongaDiv), promoveu neste domingo (26/5) a Missa Conga 2024.

Pela 47ª vez, o evento religioso é celebrado na cidade. Além da Missa Conga, que integra a festividades dos 112 anos do município, foi servido o Café de São Benedito e o encerramento foi com o show do instrumentista, cantor e compositor Maurício Tizumba.

Desde 1977, Frei Leonardo Lucas, celebra a Missa Conga. Neste ano, 18 guardas de congado participaram da celebração na Praça do Santuário. “Considera todas as irmandades minhas irmãs, que sustentaram minha fé e a devoção profunda a Nossa Senhora e os santos padroeiros. Sempre é momento de muita alegria e acredito que também colaborei com para que eles se sentissem mais acolhidos dentro da igreja”, afirmou Frei Leonardo.

Antes da celebração da Missa Conga, os reinadeiros saírem em profissão da Praça do Mercado em direção ao Santuário de Santo Antônio.  A celebração religiosa comemora a assinatura pela princesa Isabel da Lei Imperial nº 3.353, conhecida como Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, que aboliu a escravatura no Brasil. Na celebração, é realizada a leitura da Lei Imperial pela princesa, acompanhada pela guarda e por escravos em correntes. Em seguida, estas são removidas, e o Canto da Libertação é entoado pelo Terno de Moçambique.

Após a Missa Conga, foi servido o Café de São Benedito para os reinadeiros na Praça do Santuário. Na sequência, instrumentista, cantor e compositor Maurício Tizumba foi a atração do evento. “Que alegria estar aqui na Terra do Divino. Estou fazendo o que gosto, onde fui coroado rei”, destacou Tizumba.

O secretário de Cultura, Diniz Borges, destacou a importância da Missa Conga para o reinadeiros. “É uma celebração muito importante para os integrantes dos grupos de cultura popular. Os reinadeiros se reúnem para demonstrar a devoção. Organizamos, junto com a Congadiv, um evento religioso com toda a tradição dos festejos dos reinadeiros”, afirmou.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, acompanhou os festejos do reinado neste domingo. “Foi uma celebração maravilhosa para continuar valorizando nossas raízes culturais e mostrar que Divinópolis se preocupa com a tradição de manter. Além da missa fizemos um café para os reinadeiros e terminamos com show de Maurício Tizumba”, destacou.

Os vereadores Edsom Sousa, Ana Paulo do Quintino e Ney Burguer contribuíram com emendas parlamentares para realização do Café de São Benedito e o show do Mauricio Tizumba.

Acesse a Galeria de Fotos deste evento através deste link https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/0/galeria-de-fotos/437/47-missa-conga/