Secult lança R$16 milhões em editais para fomento ao setor cultural

Quarta, 12/05/2021
EDITAIS

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) amplia as ações de fomento em 2021 com a divulgação de novos editais para o setor cultural. Ao todo, serão destinados R$16 milhões em recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC) para projetos que dialogam com diferentes áreas, contemplando temas como artes cênicas, música, audiovisual, literatura, culturas populares, artes visuais, entre outros; além de formação e capacitação; e estruturação de sistemas de cultura.

Serão publicados, ao longo do primeiro semestre deste ano, sete editais para diferentes segmentos e linguagens da área cultural em Minas: Edital Cozinha Mineira, que irá contemplar festividades de cultura alimentar e gastronomia do estado; Edital Ações Especiais/EMC, para produção de obra audiovisual de curta-metragem de documentário e ficção; Edital Festas Populares, que vai abranger os quadrilheiros, as festas de Folias de Reis e demais festividades de todo o estado; um edital destinado à elaboração e estruturação de sistemas municipais de cultura; um edital contemplando projetos de animação; um edital destinado à modernização, melhoria e estruturação de arquivos públicos e bibliotecas municipais; e um voltado à formação de profissionais.

O primeiro edital a ser lançado, o “Desperta Cultura – Premiação Pessoa Física”, publicado nesta terça-feira (11/5) no Diário Oficial do Estado, é voltado à formação e à qualificação dos profissionais da cultura. A ação vai disponibilizar R$2.490.000,00 para projetos que contemplem ações de pesquisa e documentação, seminários, cursos, oficinas, workshops. As inscrições podem ser feitas de 26/05/2021 a 25/06/2021, na Plataforma Digital Fomento e Incentivo à Cultura. Serão distribuídos até 385 bolsas/prêmios por meio deste edital.

Formação contínua e diversa

Desperta Cultura é dividido em duas categorias. Na Categoria 1, serão aceitas propostas ligadas à oferta gratuita de ações educativas, formativas ou de aperfeiçoamento/qualificação no campo das artes e da cultura, que sejam inéditas e cujo acompanhamento seja possível exclusivamente em tempo real (ao vivo).

Nessa categoria, os proponentes interessados devem inscrever projetos em uma das seguintes linhas de ação: A) Laboratórios de pesquisa e experimentação; B) Oficinas ou workshops de curta duração; C) Seminários e D) Curso/capacitação de longa duração.

Já a Categoria 2 do Edital é destinada à solicitação de bolsas de estudos para atividades educativas, formativas, de aperfeiçoamento e qualificação no campo das artes e da cultura. Os proponentes devem apresentar projetos estruturados em um percurso formativo, completo ou parcial, com carga horária total mínima de 12 horas e máxima de 72 horas, e que sejam executáveis em até seis meses. As propostas contempladas nessa modalidade poderão ser ofertadas de maneira virtual, presencial ou remota. No caso de atividades presenciais, é necessário seguir a todos os protocolos de saúde determinados pelos órgãos públicos.

Acesse aqui: