MAR
07
Secretaria de Cultura promove encontro de ex-ferroviários
Quinta, 07/03/2024
COMPARTILHAR
compartilhar no facebook
compartilhar no messenger
compartilhar no twitter
compartilhar no whatsapp
compartilhar no mais
receba newsletter
Estação de Memórias se faz tão importante na cultura divinopolitana, em razão da carga histórica que carrega com o crescimento do município
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), recebeu na manhã de hoje (6/3), no museu da Estação de Memórias, representantes da memória ferroviária de Divinópolis.
O encontro pautou a promoção da memória ferroviária e na troca de informações e conhecimentos entre os participantes. Hoje, os presentes tiveram a oportunidade de participarem da oficina de cerâmica com a arquiteta, geógrafa e ceramista, Amanda Maciel, idealizadora do ateliê "Kûara: artesania e pesquisa em cerâmica".
A artista desenvolve objetos e pesquisas com matérias-primas locais buscando valorizar a cerâmica como um saber-fazer coletivo, popular e vinculado aos territórios, buscando referência e inspiração nos diferentes modos de fazer cerâmica dos povos indígenas e das comunidades tradicionais do Brasil e da América Latina. Os presentes tiveram a oportunidade de desenvolver diversos objetos.
O historiador e gerente de Memória e Patrimônio Cultural, Faber Barbosa, comenta sobre o evento. “Gratidão à ceramista Amanda Maciel e a todos ex-ferroviários que estiveram presentes enriquecendo essa manhã. Esses encontros são tão valiosos, pois reforçam o papel da Estação de Memórias como local por excelência de representação e divulgação da trajetória ferroviária local”, salientou.
O espaço Estação de Memórias é resultado de um projeto desenvolvido em parceria entre a VLI, a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e a Secretaria Municipal de Cultura de Divinópolis. Na cidade, foi inaugurado em 19 de janeiro de 2023, como um espaço de exposição que conjuga objetos de história ferroviária com textos sobre a mesma história no município.
O local está localizado na Praça Pedro Xisto Gontijo, n° 21, no Centro, e permanece aberto de 8h às 12h e de 13h às 17h.