Projeto Kola no Kopa visita Biblioteca Ataliba Lago
A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), destaca a visita realizada hoje (4/2) pelo projeto “Kola no Kopa” na Biblioteca Municipal Ataliba Lago. O projeto leva educação e cultura para crianças do bairro Copacabana e região.
As crianças do projeto assistira atentas a uma contação de histórias, visitaram a Hemeroteca Sebastião Bemfica, os setores de pesquisa, literatura adulta, Sessão Infanto-Juvenil e Sala de Multimeios Adélia Prado. No total, 21 crianças estiveram presentes na visitação.
A coordenadora do projeto, Sydneia Hermes, explicou como o projeto começou e como atende as crianças carentes do bairro. "O Kola no Kopa foi uma iniciativa dos moradores para proporcionar as crianças da região o acesso à cultura e informação. Assim foi feito um espaço de lazer, entretenimento, artesanato, brincadeiras e valores. É um lugar plural", informou.
A professora ainda informou há quanto tempo o projeto está em andamento. Estamos em funcionamento há um ano. Atualmente estamos com 30 crianças conosco”, acrescentou.
O agente cultural da biblioteca, Sérgio Rezende, destacou como funciona a visita de projetos à biblioteca. "Dentro da programação cultural da biblioteca, que já está em funcionamento mensal desde 1999, a visita orientada é o evento mais importante que nós promovemos. Antes da pandemia, recebíamos por volta de 4.000 alunos anualmente. É extremamente importante para a biblioteca levar conhecimento, história e cultura através da promoção de encontros como esse", enfatizou.
A participante do projeto, Lavínia Ferreira, contou o que mais gostou de conhecer na visita à biblioteca. "Aqui tem muitos livros que eu gosto de ler. Nos sentimos confortáveis para entrar, sair e levar a carteirinha da biblioteca, o que nos dá o direito de levar livros emprestados para lermos em casa", declarou.
João Pedro disse o que achou mais interessante durante a visita. “Gostei de conhecer sobre os jornais, os editores e os livros. Está sendo muito legal conhecer mais fontes históricas para que possamos fazer pesquisas mais aprofundadas. Espero poder voltar mais vezes”, contou.
Para o secretário de Cultura, Diniz Borges, a visita foi de muita honra . " Pela importância do projeto, que está diretamente relacionada à cultura, foi uma visita muito especial", afirmou.
Logo após a visitação, as crianças tiveram momento para um lanche e, em seguida, se deslocaram para a Praça do Ferroviário, no bairro Esplanada.