Prefeitura firma contrato para transporte de reinadeiros

Quinta, 26/05/2022

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), anunciou hoje (26/5) a contratação da empresa Chaves Transportes Ltda, que prestará serviço de transporte de reinadeiros para festividades de Reinado e Festa de Santa Cruz em comunidades rurais.

O contrato de serviço foi assinado no dia 9 e terá vigência até 31 de dezembro. O custo total do serviço de transporte é de R$ 188 mil. A empresa foi habilitada na licitação referente ao Processo Licitatório nº 119-2022 na modalidade Pregão Eletrônico nº 052/2022.

Festividades

Os eventos das Festas de Cruz e Reinado foram organizados pela Semc, em conjunto com a Congregação das Irmandades Congadeiras, de Reinado, Festa de Cruz, Folia de Reis e Correlatas de Divinópolis (Congadiv).

Segundo o calendário, as celebrações serão realizadas de abril a outubro em Divinópolis. Os 27 eventos reúnem aproximadamente 40 mil pessoas em 21 bairros e comunidades rurais.

Neste ano, pode haver participação da população nas festas. Quem o deseje pode seguir os festejos pelas redes sociais da Congadiv e da Semc nos perfis do Instagram @congadiv e @culturadivinopolis.

As seguintes localidades tomam parte do programa: São Luiz/Itaí, São João de Deus, Nova Fortaleza II, Vale do Sol, Alto São Vicente, Interlagos/Dona Quita, Vila Romana, Tietê, Porto Velho, São José, comunidades, Buritis, Branquinhos, Amadeu Lacerda, e Praça do Mercado.

Em 2011, o município registrou o Reinado como patrimônio imaterial pelo valor cultural, histórico, antropológico e sociológico.