Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade
AGO
17

Cultura destaca Dia Nacional do Patrimônio Cultural

Quinta, 17/08/2023
A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), comemora hoje (17/8) o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. A data é uma homenagem ao historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade. Foi criada em 1998, centenário de nascimento de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e grande defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro. 

O período em que Rodrigo esteve à frente da instituição de proteção ao patrimônio nacional, que vai de 1937 a 1967, ficou conhecido como fase heroica, refletindo a importância do trabalho realizado. O legado de Rodrigo Melo Franco é tão grande que é impossível entender o Patrimônio sem conhecer e compreender sua personalidade e atuação. Ao término de sua gestão, a instituição estava consolidada, reconhecida no país e internacionalmente pelo êxito de suas ações e realizações voltadas à preservação do Patrimônio Cultural.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras. Ele também responde pela conservação, salvaguarda e monitoramento dos bens culturais brasileiros inscritos na Lista do Patrimônio Mundial e na Lista o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, conforme convenções da Unesco, respectivamente, a Convenção do Patrimônio Mundial de 1972 e a Convenção do Patrimônio Cultural Imaterial de 2003.

Também são assim reconhecidas as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; e, ainda, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. Nos artigos 215 e 216, a Constituição reconhece a existência de bens culturais de natureza material e imaterial, além de estabelecer as formas de preservação desse patrimônio: o registro, o inventário e o tombamento.

Em Divinópolis, é considerado Patrimônio Cultural:

- Sobrado da Praça Dom Cristiano (Museu Histórico), 
- Antiga Estação de Ferroviária, 
- Usina Hidrelétrica da Estrada de Ferro de Oeste De Minas, 
- Pinturas Murais Frei Humberto Handag, 
- Teatro Municipal Usina Gravatá (Antiga Usina de Álcool Motor de Mandioca), 
- Centro Redentor do Racionalismo Cristão, 
- Sirene das Oficinas da Rede,
- Habitação coletiva nº 2/ Quartinhos da Rede, 
- Cristo Crucificado, 
- Centro Cultural do Povo, 
- Estação Ferroviária de Ermida,
- Estação Ferroviária Amadeu Lacerda, 
- Locomotiva 340,
- Conjunto Paisagístico Praça Benedito Valadares
- Festa de Santa Cruz.