Cristo Crucificado tombado em abril de 2003

Sexta, 14/08/2020

A imagem do Cristo Crucificado, de autor desconhecido, possivelmente do século XVIII, é proveniente da Capela de Santa Helena, no povoado de Lava-pés, município de Divinópolis. Conforme a tradição oral, em meados do século XVIII, foi construída uma capela dedicada a Santa Helena na serra da Guarita (que a maioria das pessoas do povoado chama de "Gurita").

As dificuldades de acesso ao local, porém, obrigaram os moradores a transferirem a capela para o terreno em que se encontra atualmente; o novo prédio foi concluído em 1833. Ainda de acordo com informações orais, a imagem do Cristo Crucificado teria sido guardada em casa de um vizinho da capela, quando, desativada por longo período, teve seu acervo danificado e disperso.

O guardião da peça, cujo nome não se registrou, doou-a, pouco antes de falecer, ao médico que o socorreu, Joaquim Coelho Filho, que a repassou a uma de suas filhas, Clio Coelho Ferraz, a qual, por sua vez, doou a imagem para o Museu Histórico de Divinópolis, em maio de 1988.

Depois de receber obras de restauração e reforma, a capela de Santa Helena foi reaberta em 25 de maio de 1984, e a imagem do Cristo Crucificado foi tombada pela municipalidade por meio da lei n. º 5.594, em 29 de abril de 2003. A imagem do Cristo Crucificado, de olhos fechados, é feita em madeira policromada.